A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) opera 165 sistemas de abastecimento de água proveniente de captações de 87 mananciais superficiais (açudes, barragens, lagoas e rios) e subterrâneos (254 poços).
Para garantir a qualidade da água, ela mantém um criterioso processo de acompanhamento e controle do produto distribuído.
Este controle segue os padrões estabelecidos na portaria 518/04 do Ministério da Saúde.
Para garantir a qualidade da água distribuída à população, a Caern mantém 70 Estações de Tratamento de Água (ETAs), que tratam a água destes mananciais de acordo com suas características físicas, químicas e biológicas.
Eles são avaliados, através do monitoramento, a compatibilidade entre as características de água e o tipo de tratamento adequado.
A Caern possui equipe técnica capacitada para monitorar a qualidade da água, realizando coleta e análises laboratoriais (cor, cloro residual livre, coliformes, PH, turbidez e nitrato).
As amostras são oriundas das diversas partes que compõem os sistemas de abastecimentos de água, como as captações, estações de tratamento, reservatórios e rede de distribuição.
Todos os dados das análises realizadas pela Caern estão disponíveis para todos os interessados em acompanhar a qualidade da água distribuída à população.
A vigilância da qualidade da água é necessária porque a água destinada ao consumo humano não deve conter quaisquer substâncias químicas para não por em risco a saúde humana.
O monitoramento constante garante condições de segurança para a população, assim como evita doenças de veiculação hídrica. Com informações da Gazeta do Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário