Se você acha que estar alguns quilos acima do peso ideal é um crime capital, não tema.
Um estudo americano sobre a taxa de mortalidade de 2,3 milhões de pessoas verificou que os que têm Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 30 – tecnicamente, “gordos” – não correm risco maior de ter doenças cardiovasculares e câncer do que quem tem o “saudável” IMC de 18,5 a 25, os considerados "magros".
Como isso é possível?
Katherine Flegal, pesquisadora-chefe do estudo e cientista dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) na Geórgia, explica que é possível que pessoas mais velhas, acima do peso, tenham maior reserva nutricional e que isso as ajude quando adoecem.
Isso pode influenciar as estatísticas gerais de todos os grupos etários. Mas o Dr. Colin Waine, presidente do Fórum Nacional de Obesidade, também ressalta que a parte do corpo que engorda pode ser mais importante que o IMC: engordar na linha da cintura é pior do que engordar nos quadris.
“Ter mais de 94 cm de cintura, no caso dos homens, e mais de 84 cm, no caso das mulheres, provoca um aumento significativo do risco de doença cardiovascular e diabete tipo 2”, diz ele. “Esse perigo aumenta ainda mais acima de 102 cm/94 cm de cintura.”
Assim, se, em termos gerais, você for ativo e estiver em boa forma – e se seu corpo tiver formato de pêra em vez de maçã –, não vale a pena se estressar com alguns quilos a mais e gorduras indesejadas.
Fonte: http://www.selecoes.com.br/
Nota do Blog: E viva os gordos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário