domingo, 25 de outubro de 2009

Israel testa energia gerada pela pressão dos veículos

Cientistas israelenses fizeram o primeiro teste de um sistema para gerar energia elétrica a partir da pressão exercida por veículos, que poderia se transformar em uma fonte ilimitada de energia renovável.

O novo sistema, testado recentemente em uma estrada do centro de Israel, inspira-se nas propriedades dos materiais piezelétricos. — Estes materiais permitem a conversão da energia mecânica exercida pelo peso dos veículos em energia elétrica, explica à Agência Efe a cientista Lucy Edery-Azulay.

As unidades geradoras são colocadas sob o asfalto das estradas, e a energia acumulada por sua deformação é armazenada em baterias ao longo da calçada.

O teste, realizado sem o conhecimento dos motoristas, incluiu um pavimento adaptado de 13 metros e, com a energia elétrica acumulada, foi possível iluminar a extensão elétrica de um trecho da via.

Com placas geradoras ao longo de um quilômetro, seria possível gerar energia elétrica suficiente para abastecer 2.500 casas, afirmam os cientistas.

Segundo Edery-Azulay, "cada pista pode produzir por quilômetro cerca de 200 quilowatt-hora".

Ao contrário de outros métodos de energia renovável, como a eólica ou a solar, estes geradores não dependem das condições meteorológicas, mas apenas do fluxo de veículos.

Também não requer grandes obras, pois a instalação dos geradores é feita quase na superfície - cinco centímetros de profundidade - e seu custo é menor que o dos sistemas de energia solar, enquanto se obtém quase o mesmo ponto de consumo, barateando os custos da extensão elétrica. Com informações da Agência EFE

Nenhum comentário: