domingo, 26 de abril de 2009

Porque as enchentes prejudicam ?

É importante lembrar à todos, principalmente as autoridades que a maioria dos problemas causados pelas enchentes em nossa região, são inegavelmente decorrentes das mudanças feitas pelo homem, no espaço geográfico da região do Vale do Apodi e Vale do Assu.

Nesses últimos anos, sem nenhum planejamento cuidadoso, algumas empresas que ali se instalaram se por um lado trouxeram alguns benefícios econômicos, por outro causaram profundas mudanças nos ecossistemas, transformaram o relevo, revirando rios, riachos, córregos, lagoas e lagos, principalmente no Vale do Assu.

Na região produtora de camarão, as modificações se deram através do desmatamento irregular, aberturas de canais e drenos, construção de paredões que cercam algumas áreas de plantio, aterramento de lagoas, córregos e lagoas, drenagem de lagoas, tudo para protegerem suas terras tentando se livrar dos problemas de enchentes; com isso, a população tem sofrido muito; com qualquer nível de água desses rios, e açudes, coisa que não acontecia nem mesmo com invernos acima do normal em anos anteriores.

Em muitas propriedades rurais, as residencias são contruidas abaixo do sangrador de açudes, na orla dos riachos e em terrenos de riscos.

Nas cidades, como não tem mais como crescerem, os moradores constroem suas casas dentro dos riachos, nos locais baixo por onde antes passava água.

Um belo exemplo é a construção do calçadão que circula a lagoa de Apodi, que hoje está parcialmente dentro dágua. Já imaginou ter que fazer conserto dessa infra-estrutura todo ano com nosso dinheiro. Hoje nenhum veiculo circula naquele calçadão pois corre o risco de afundar (ficar atolado no calçamento), que coisa né! E olhe que ainda tá longe de concluir aquela obra mas já foram danificadas por mais de quatro vezes.

O sofrimento dos moradores que construíram suas casas dentro de área de risco é para sempre e a culpa é da prefeitura que liberou o alvará de construção, foi ela quem autorizou o inquilino sofrer. Tem final de ruas que os moradores colocam entulhos para aterrar um terreno e nele construir uma casa e depois que a força da água derruba e o proprietário ainda quer uma indenização.

Nenhum comentário: