domingo, 19 de abril de 2009

Cartilha orienta a segurança doméstica

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) lançou cartilha para orientar usuários e consumidores sobre segurança de serviços e de produtos do lar, e também esclarecer papel do governo e de fornecedores na garantia da qualidade do que é oferecido à população.

GÁS GLP

Em relação ao gás de cozinha, o Inmetro recomenda atenção no regulador de pressão (que abre e fecha a passagem do gás em direção à mangueira e ao fogão. Sem ela, o fogão seria igual a um maçarico).

A peça, que garante chama constante, uniforme e adequada, deve ser trocada a cada cinco anos. Portanto, é importante verificar a data de validade do regulador de pressão.

É importante observar se o regulador, a mangueira e o botijão estão com Selo de Identificação de Conformidade, ou seja, a marca do Inmetro.

Ele indica que esses produtos são regulamentados e atendem a requisitos mínimos de segurança, diz a cartilha, que recomenda também não tombar o botijão, não instalá-lo em locais sem ventilação e comprá-lo somente em empresas legalizadas.

Na instalação, o Inmetro sugere verificação de vazamento por meio de espuma de sabão. Se a espuma crescer ou borbulhar, é sinal de vazamento.

Caso persista, deve-se chamar técnica da empresa distribuidora de gás. Também não se deve passar a mangueira por trás do fogão, porque o calor forte pode derretê-la.

Se sentir cheiro de gás, feche o regulador de pressão, afaste as pessoas do local, abra portas e janelas para ventilar o ambiente, não ligue nenhum interruptor de luz ou aparelho eletrônico, não acenda fósforos ou isqueiros e não fume no local.

Se o cheiro persistir, chame um técnico especializado em instalação de gás, diz o Inmetro.

FÓSFOROS

Devido aos riscos que o mau funcionamento desse produto pode provocar, o Inmetro elaborou regulamento de avaliação de conformidade, que estabelece que os fabricantes devem atender a critérios, como se a quantidade de palitos descrita na embalagem está correta; se possuem o mesmo comprimento e se são produzidos com a mesma matéria-prima.

Além de evitar o salto de fagulhas, esses cuidados diminuem a quebra de palitos e as falhas no ato do acendimento. Portanto, na hora da compra, deve-se verificar se a embalagem possui o selo do Inmetro que deve estar impresso, de forma visível, na embalagem (com várias caixas) e diretamente na caixa do produto.


Cuidado com fogões, fornos e filtros de água

Para aumentar a segurança do consumidor, o Inmetro tornou obrigatório quer todos os fogões e fornos a gás, fabricados no Brasil ou importados, a partir de 1.º de julho de 2006, devem ter válvula de segurança instalada no forno.

A função dela é bloquear a passagem do gás, o que evita acúmulo de gás no interior do forno, caso a chama se apague acidentalmente ou não acenda quando acionado o botão de comando.

Na hora da compra, portanto, o consumidor deve verificar se o forno ou fogão possui essa válvula e a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que identifica a classificação de consumo de energia de fogões e fornos a gás. Caso isso aconteça, denuncie o fabricante ou o estabelecimento ao Ipem/Inmetro.

Filtros, geláguas, purificadores, ozonizadores e bebedouros deverão ser certificados de forma compulsória a partir de março de 2010, o que significa quer todos os aparelhos, fabricados no Brasil ou importados, não poderão ir ao mercado sem conformidade avaliada pelo Inmetro. Portanto, é importante verificação de existência do selo do Inmetro

Nenhum comentário: