sexta-feira, 17 de abril de 2009

( Cura Pela Natureza ) "Trate seu intestino"

Já faz tempo que falamos de doênças do intestino, assim como:

1. Incrustações fecais
2. Disbiose intestinal
3. Síndrome do intestino irritável (SII)
4. Síndrome de hiperpermeabilidade intestinal
5. Glúten e doença celíaca

Agora vejam algumas curas para essa doênças.

Os laxantes

Infelizmente hoje bastante usados – constituem apenas um benefício momentâneo. A longo prazo, eles tendem a danificar a mucosa intestinal. Para limpar o intestino de forma radical, pode-se fazer algumas sessões (no máximo quatro ou cinco) de lavagens intestinais (hidrocolonterapia) e outros tratamentos ainda mais completos. Mas eles exigem acompanhamento médico.

Para manter limpo o intestino, convém retomar o velho, sábio e salutar hábito de tomar um purgante uma vez ao mês e quando se volta das férias.

Um dos primeiros sinais de que nosso intestino está carregado de impurezas é o aparecimento de cravos, espinhas, furúnculos e outras inflamações na pele.

Se procurarmos eliminar essas inflamações com o uso de pomadas, corremos o risco de bloquear essa “descarga” e fazer com que o corpo acumule as impurezas em algum outro órgão ainda mais importante do que a pele.

Criam-se assim os pressupostos para problemas bem mais graves.

Dieta para sair da encrenca

Uma alimentação correta e saudável é fundamental para corrigir patologias intestinais e manter esse órgão em equilíbrio.

A dieta abaixo pode ajudar na recuperação da eubiose intestinal.

CAFÉ DA MANHÃ:
Fruta fresca da estação. Uma maçã, alguns figos ou ameixas secas, colocadas de molho num pouco d’água na noite anterior. Beber muita água. Iogurte e coalhada naturais. Evitar os alimentos em que haja mistura de farinhas e açúcar, pois ela acidifica o organismo.

ALMOÇO:
Comer apenas um prato; melhor arroz do que macarrão e pão branco; verduras e legumes crus à vontade. Algumas azeitonas pretas.

JANTAR:
Comer apenas um prato, sempre com verdura crua. Alternar: frango, peixe, ovos, queijos de cabra ou ovelha, iogurte ou coalhada. Melhor evitar carnes vermelhas. Atenção aos alimentos à base de soja, pois quase sempre fazem parte dos organismos geneticamente modificados (OGMs).

FRUTAS:
Melhor quando estão maduras e da estação, mas sempre longe das refeições principais.

DOCES:
Reduzir ao máximo; devem ser evitados depois das refeições.

ELIMINAR:
Café com leite, leite e laticínios de vaca. Salames, mortadelas, embutidos e laticínios de vaca. Carnes vermelhas. Bebidas com gás, sucos de fruta conservados. Pão branco e mole; melhor o pão integral, ou biscoitos integrais de boa marca.

Nenhum comentário: