quinta-feira, 31 de julho de 2008

Jovens trabalhadores do meio rurais têm acesso ao Pronaf

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) possui uma linha de crédito específica para os jovens do meio rural: o Pronaf Jovem.

Por meio desse, os jovens podem financiar a compra de equipamentos, que contribuam para o desenvolvimento de atividades produtivas e geradoras de renda.

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), o programa tem o objetivo de promover a inserção e emancipação econômica e social da juventude do meio rural.

O Pronaf Jovem é direcionado aos filhos e filhas de agricultores familiares, enquadrados em qualquer grupo do Pronaf, e que tenham entre 16 a 29 anos de idade.Para ter acesso aos recursos, os jovens precisam obter uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), específica, vinculada a uma DAP familiar.

As declarações podem ser emitidas pelas empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado ou pelos sindicatos rurais dos municípios.

Segundo o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Adoniran Sanches Peraci, para ter acesso ao programa é exigida uma qualificação. "A idéia da linha é estimular a juventude rural a buscar qualificação profissional, para que o crédito seja bem aplicado e que se fortaleçam as atividades da família, bem como a diversificação da produção", explica. Assim, o jovem precisa ter concluído ou estar cursando o último ano em Centros Familiares Rurais de Formação por Alternância ou em Escola Técnica Agrícola de nível médio.

Os jovens que participaram de curso ou estágio de formação profissional com carga horária de 100 horas ou mais, voltados para atividades agropecuárias ou não agropecuárias e de prestação de serviços no meio rural também têm direito ao crédito rural.

Os cursos devem ser ministrados por instituições de assistência técnica e extensão rural, Senar, Sebrae e Sescop ou outra entidade que desenvolva trabalhos com a juventude rural há pelo menos um ano

Nenhum comentário: