terça-feira, 8 de junho de 2010

Comentário de um agricultor

Um anônimo disse: Agricultores da chapada vivem dias de terrorismo, pois estão sendo ameaçados por pessoas do DNOCS, para entregar documentos para perder suas terras, terras estas comprada com suor de cada proprietário para o seu sustento, e atá agora não vi, Executivo e nem Legislativo se manifestar a favor dos agricultores.

Pedimos aos vereadores que parem de "picuinhas" contra a Prefeitura e faça algo de útil pela população, pedimos a união entre os poderes e lutem pelo povo da chapada.

Já vi pessoas mais idosos passarem mal, porque até agora ninguém explicou o que vai acontecer, mas ameaças chegam todos os dias por parte de pessoas do DNOCS.

Nota do Blog: Caro amigo agricultor que já me mandou vários comentários e e-mail pedindo esclarecimento sobre o "Projeto de Irrigação" da chapada do Apodi.

Já tivemos  várias encontros entre reuniões, audiências, viagens, promessas, muitas lutas e etc. etc e etc. para que esse projeto saia do papel e seja realizado os sonhos de muitos apodienses, principalmente dos agricultores.

Todo mundo acha maravilhoso o projeto de irrigação do "Cabeça Preta", também na chapada do Apodi só que pertencente ao Estado do Ceará, produzir o ano inteiro para atender parte das necessidades dos nossos consumidores.

Já brigamos por esse projeto dizendo que os mossoroenses só bebem água de nossa barragem quando a chapada estiver irrigada. 

Acho que esse projeto juntamente com outros que poderá chegar depois ao nosso município deverá ser a "redenção" dos nossos agricultores, como acontecem em outras cidades ao longo do Rio São Francisco.

Em outro comentário de um pequeno agricultor dizia que o projeto de melão que está instalado em nosso município no Sitio João Pedro está gerando vários empregos. Mesmo que clandestino meus parabéns por esses empregos gerados mas precisamos de muito mais. Sei que essas terras dos plantios de melão estão dentro da área do projeto de irrigação que o governo federal vai implantar em Apodi.

É bom que se apure os casos de abusos de autoridades por parte do DNOCS junto a esses proprietários que estão sendo cadastrados para uma posterior indenização dos seus imóveis. Se esse valor indenizado for baixo é porque no momento do cadastro do Imposto Territorial Rural você informou um valor baixo do seu imóvel, pois o governo indeniza pelo valor que cada um proprietário declara, acrescidos das benfeitorias. 

Acho que é melhor um pequeno imovel produzindo do que o grande sem produção. As terras da Chapada do Apodi são as de melhor qualidades mas sem água elas são iguais a qualquer uma. De que adianta um agricultor ficar olhando a água passar na sua porta e você não poder fazer nada e isso vai acontecer se esses agricultores não aderirem a modernização de um BOM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO, pois muitos proprietários da Chapada do Apodi não tem condições nem de manter um poço tubular pois ainda espera por uma ajuda municipal para consertar uma bomba ou catavento de um imovel particular..

4 comentários:

Anônimo disse...

É extremamente preocupante, que um projeto de tamanha envergadura, não esteja sendo debatido da forma adequada como deveria ser. Projeto que causas impactos ambientais, sociais, econômicos, culturais, ou sejam, causo impactos que envolvem as dimensões do desenvolvimentos sustentável. CADÊ O FÓRUM DAS ENTIDADES DE APODI? CADÊ OS VEREADORES EM AÇÃO? ONDE ESTÁ A SOCIEDADE ORGANIZADA DE APODI QUE NÃO DESPERTA PARA ESSA DISCUSS. Devemos ter um olhar crítico, com o seguinte viés: o projeto não trás só benefícios?, trás também MALEFÍCIOS?

filha de agricultor disse...

acho que alem de fiscalizarem mais essa pessima administração que votei infelizmente,os vereadores e prefeitaem que fazer reunião sim com o denocs,porem vereadores fiscalizem e denunciem mais,ppois estou achando pouco o dinheiro é do povo,estão defendam o que é nosso.

Anônimo disse...

Sem dúvida esse projeto devia haver mais discurssões dos representantes que tem cargos políticos para fiscalizarem e sabemos que um projeto dessa magnitude é bom para a o nosso municipio mas quem garante que os beneficiados vai ser a maioria dos proprietarios da chapada ou as grandes empresas e continua a desiguldade por que desde o império que as politicas de incentivos aos agricultores nunca chegou aos pequenos e sim aos fazendeiros com as construções de açudes com os serviços das frentes de emergencia e é o que vai acontecer na chapada com os agricultores vão ser escravos por um misero salario minimo e sem contar com os impactos ambientais catastroficos.

Anônimo disse...

Caro Eider acho que voce nunca andou no ceará para ver onde foi desapropriado, que nao funcina, está tudo parado, nada funciona e quem perdeu foi os proprietários que teve que se desfazer do seu terreno para desa´propriação e ser entregue a quem não quer trabalhar e viver de bolsa familia, faça uma pesquisa e veja se no Ceará, Pernambuco, nenhum funcina as terras estão abandonadas, sera que voce gostaira de perder o seu terreno? Seria ótimo esse projeto se os donas das terras pudesse usufruir deste projeto nas terras que foram compradas com o seu suor, é facil dar uma opiniao quando não mexe no que é seu. Obrigado pelo espaço.