segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Parar de estudar.

A filha de um amigo meu chegou em casa e disse à mãe e ao pai que estava disposta a largar os estudos por causa das notas baixas.


Notas baixas, sabemos todos, não são sinônimo de incompetência mental, elas resultam da falta de estudo e vontade de estudar que provém de vários fatores. Nem sempre fácil vê-los ou descobri-los.


Será que a garota por suas razões, não mais quer estudar? Deu-se por cansada, ou seria vencida? De um modo ou de outro, não quer mais estudar.

Para muitas estudar e ter diploma nada garantam no futuro, estudar e ter diploma ajudam muito, e como ajuda. O que ela vai fazer, o que pensa fazer?

A mulher de hoje não pode dispensar os estudos pois tem que pensar em elevada qualidade para exercer um trabalho e, ainda, e imperiosamente, tornar-se financeiramente independente. Só depois, e se for o caso, pensar em casar.

Qual pode ser o futuro de uma mulher com estudos por metade ou nem isso e sem qualificação profissional que a possibilite responder por seu próprio nariz?

Muita gente não tem “vocação” para os estudos, mas tem que ter uma irresistível atração para um trabalho, seja o que for.

O que não pode é a garota ir passear no shopping e pescar namorado. Achar que casamento salva. Isso nunca.

Nenhum comentário: