sábado, 9 de outubro de 2010

Saia da fila.

Ninguém reclama daquelas filas tristes diante da mega-sena a ser sorteada pois a mega-sena deu para enlouquecer: a cada duas semanas, uma montanha de dinheiro. E as pessoas entram na fila para preencher o folheto e voltar para suas casas “felizes”, iludidas na enganosa felicidade dos ingênuos.

E ainda tem o mentiroso que diz, diante das câmeras, que se ganhar o prêmio vai ajudar amigos, pessoas em necessidade, essas mentiras que visam a passar uma boa imagem. Quem já ganhou nunca deu nada a ninguém. E o significado psicanalítico dessa promessa de ajudar os outros vem do sentimento de culpa. Vale por dizer: “Eu não mereço esse dinheiro, eu preciso dá-lo aos outros...” Mais ou menos isso.

É a fé! O sujeito entra na fila achando que vai ganhar, a chance dele é de uma contra 50 milhões de não ganhar. Ele acha que vai ganhar. Tem gente que diz: “mesmo que eu não ganhe, faz bem pensar positivo, pensar em coisas boas, isso melhora a vida...”

Pensa a vida de um modo positivo sempre, imagine que pode viver a vida como se tivesse ganhado na loteria? Basta que se dê por satisfeita com o que tem, que lute, sim, para subir, ter mais, mas que se dê por satisfeita com o bastante. E bastante é o que basta.

Todos podemos ser vencedores na vida mesmo sem loterias. Ser alegre, desenvolver competências, entender que a vida é um fiozinho fino, curto, frágil, e vivê-la do melhor modo possível é sábio. Talvez não possam os que acreditam mesmo que só o prêmio milionário de uma mega-sena lhes pode mudar a vida. Coitados, vão morrer pobres e infelizes.

É muito mais fácil, e sem loterias de acasos, ser feliz, ter tudo o de que se precisa, bastando, para isso, lutar e acreditar. O mais é uma longa fila de enganos... e de frustrações.

Um comentário:

Anônimo disse...

outro opção: ESTUDAR.

POR FAVOR "DIVULGUE":

PROGRAMA INDEPENDENTE "ALÔ EDUCAÇÃO"
DESSE SÁBADO (16/OUTUBRO), ESPECIAL PARA A SEMANA DO PROFESSOR. HOMENAGEIE SEUS PROFESSORES (SEUS PAIS TAMBÉM LHES ENSINAM), LIGANDO PARA 0 3333-3179 OU 9167-4183, E PARTICIPANDO "AO VIVO" GANHA UM CD COM TODAS AS MÚSICAS E VINHETAS DO PROGRAMA (SEM PERGUNTAS/SEM SORTEIO.
Agradeço.

PROF. ROBERLAND
ALÔ EDUCAÇÃO
FM CIDADE - 87,9
07 ÀS 08h.