quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Abastecimento de água por autogestão.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), vai ampliar o abastecimento de água em comunidades rurais, em assentamentos, sítios, distritos e comunidades que ficam distantes das zonas urbanas até 2012.

A meta é levar água para mais 135 comunidades rurais, muitas delas hoje consumindo água de qualidade duvidosa, captada em açudes e barreiros localizados distantes das moradias.

Atualmente a Caern, através do modelo de autogestão, leva água de boa qualidade para comunidades instaladas ao longo das adutoras espalhadas por todas as regiões do Estado e outras abastecidas através de poços tubulares, totalizando 39 comunidades rurais.

Para implantar o programa, o Governo do Estado mantém convênio com o Banco Mundial,  Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Programa Desenvolvimento Solidário e Caern.

A Caern está implantando o sistema de autogestão que tem como foco a administração do sistema de abastecimento de água pela própria comunidade, através de um contrato de gestão celebrado com a Companhia.

Inicialmente, o sistema de autogestão será implantado em comunidade dos municípios de Serra do Mel (2), Severiano Melo (2), Pedra Preta (1), Tangará (3), São Bento do Trairi (1), Touros (1), Nova Cruz (3), Serrinha (1), Bento Fernandes (1), São Bento do Norte (1) e Lagoa de Velhos (1)., São Rafael, e Santana do Matos (8), Serra de João do Vale: Triunfo Potiguar, Jucurutu (4) e diversos outras comunidades em municípios da região do Alto Oeste. Vejam mais na Gazeta do Oeste.

Nenhum comentário: