segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Esperando uma aposentadoria

Hoje em dia a aposentadoria é sonho dos que passaram pela vida sem viver. Aposentadoria é sonho de quem nunca gostou do que fez, é sonho de quem viveu o trabalho gemendo.

Não falo dos doentes, dos inválidos, falo dos que estão bem de saúde e vivem sonhando com a morte... Sim, aposentadoria é a pior das mortes, é a morte com “vida”, com vida inútil.

– Ah, mas eu trabalhei durante 35 anos, dei duro, fiz a minha parte, eduquei meus filhos, não preciso mais... etc, etc.

E daí? Por que não iniciar uma nova jornada, um novo desafio, um novo sonho? Ou, melhor do que tudo, se for possível, continuar na área, no mesmo ofício, ainda que sob outras circunstâncias?

Que coisa pobre, depressiva, acabrunhante é ver homens fortes zanzando à tarde, jogando cartas, dominós, tomando cafezinho no convívio com pessoas sem graça, que triste fim!

Hoje, os velhos vivem mais e melhor. E quem vai pagá-los para ficar em casa? Só podem ser os operários da ativa, porque governo, sabe-se, não faz dinheiro, tira do bolso dos que trabalham para dar aos que estão parados... Mas que podem ainda fazer muito.

Outra coisa: as doenças da aposentadoria são terríveis. Todas as incapacidades da mente, daquelas de assustar, se manifestam depois que a pessoa para de trabalhar.

Nota do Blog: Recebi por e-mail de um amigo que se arrependeu de está aposentado.

Nenhum comentário: