domingo, 31 de janeiro de 2010

Novas enxurradas

De uns anos pra cá, quando chega o período de chuvas no interior do Rio Grande do Norte, muitas famílias já sabem o que vão enfrentar: alagamentos, transtornos e prejuízos.

A cena se repetiu em 37 cidades do estado, que decretaram estado de emergência

No interior do RN, principalmente nas regiões do Vale do Açu e do Apodi, também existe um certo temor com relação ao inverno de 2010.

No ano passado, a região foi a grande castigada pelo alto volume de chuvas, que causou prejuízos de mais de R$ 100 milhões em áreas estratégicas da economia, como a fruticultura, carcinicultura e extração de petróleo.

Outra região muito atingida pelas enchentes foi o Vale e a Chapada do Apodi, onde estão localizadas mais de 100 comunidades rurais.

O maior prejuízo foi para a agricultura, que sofreu perdas na ordem de R$ 2,5 milhões. Cerca de 100 poços artesanais, que garantem o abastecimento de água na zona rural, foram destruídos e estão sendo recuperados.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Marcílio Reginaldo, o problema está na falta de recursos para a realização da dragagem e da limpeza do Rio Mossoró-Apodi. "Esse é um projeto que está sendo discutido há três anos, mas até agora não se chegou a uma solução", completa. Mais informações no DNoline.

Nenhum comentário: