segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Chuvas prejudicaram a colheita da castanha de cajù

Com tantas chuvas que chegaram nesse final de ano na Região Oeste, principalmente na nas "Caatingas" onde se produz castanhas de cajú.

Os produtores não colheiram toda suas castanhas e agora com a chegada das chuvas começaram a apodrecer em baixo dos cajueiros.

Um dos motivos de não fazer uma boa colheita antes das chuvas é a falta de mão de obra.

Muitos produtores se preocuparam em colher o cajú e deixaram a colheita da castanha para depois e estão perdendo por causa das chuvas.

E o motivo da falta da mão de obra recai sobre o presidente do Brasil, como Lula, que é responsável pela falência definitiva da agricultura familiar, sobrexistência e etc. para o trabalho no campo.

Outro motivo é a insegurança na zona rural que obrigaram muitas famílias a saírem de suas propriedades para o centro urbano.

As inúmeras modalidades de "bolsas" tem tirado o homem do campo para formar favelas nas periferias das cidades, onde a miséria e criminalidade predomina.

Muitos proprietários venderam suas terras para viver como escravo e cassacos noutras regiões e outras empresas agrícolas que por sinal também faliram e fecharam suas porteiras.

Só sei que o produtor rural não encontra gente para trabalhar, nem recebendo salário, prefere a miséria na cidade.

Nenhum comentário: