domingo, 17 de janeiro de 2010

Carnaval sem água na torneira.

Carnaval é bom até demais, com umas chuvinhas aqui e acolar é melhor ainda mas sem água na torneira ou no chuveiro para depois daquele mela-mela, é o fim da picada.

Pois é gente, o fornecimento de água da CAERN de Apodi está cada vez mais fora do normal.

Motivos:

Desde que o Brasil teve o ultimo apagão (11 de novembro) a Região do Oeste Potiguar enfrenta problemas cada vez mais sérios com a falta de água.

A energia fornecida pela COSERN é tão fraca que os grandes motores elétricos não funcionam durante a noite. Como as bombas da CAERN trabalham 24 horas por dia, as mesmas queimam durante a noite.

Produção de água
:

Apodi é abastecida por três bombas sendo que a primeira produz 100 mil litros de água por hora, a segunda 80 mil e a terceira 50 mil.

A bomba de 100 mil litros já queimou três vezes só no mês de janeiro desse ano. Desde o dia 11 de novembro só vinha queimando as chaves elétricas que acionavam essas bombas.

Grave problema:

De tanto a bomba de 100 mil litros por hora ligar e desligar várias vezes durante a noite, pois estava programado para ligar automaticamente quando faltar energia, ocorreram vários estrondos e tremores na estruturas do poço que o mesmo ficou danificado e produzindo lama com areia que chegou a ser visto em várias residências de nossa cidade.

Hoje só funcionam duas bombas de menor vazão numa produção total de 130 mil litros de água por dia, ou seja 130 caixas de água de 1.000 lt/h.

A produção durante as 24 horas equivale a 3.120 caixas de água de 1.000 litros. Se existir 8.000 ligações de água em nossa cidade, cada casa receberá 390 litros por dia, menos que uma pipa de carroça. E tem que rezar muito para que essas duas bombas não queimem. Se sua casa não chegar esse volume de água é porque outra casa mais baixa está recebendo mais água.

Solução:

01) Toda casa deverá possuir uma cisterna no subsolo para receber água pois a mesma não vai subir na sua caixa dágua elevada.
02) Uma solução a curto prazo (120 dias) é a abertura de outro poço ou a CAERN entrar em entendimento com Gilberto Veríssimo para liberá um poço já existente e que está parado e poderá entrar em funcionamento em 30 dias.
03) A solução definitiva é fazer uma adutora da Barragem de Santa Cruz, mas parece que depende do projeto da adutora que vai água para cidade de Mossoró.


Nota do blog: Com tanta água mineral que temos debaixo do chão e não podemos utilizar. Isso é uma vergonha. Isso é falta de gerenciamento da CAERN e falta de força politica.


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Kero água, foi o unico blog que vi nos esclarecendo o motiva dessa falta de agua que está complicando a vida da população apodiense!!!