segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

( Cura Pela Natureza ) UVA COMBATE BACTÉRIA DA GASTRITE

Um novo estudo da Universidade de Clemson, nos Estados Unidos, indica que extratos de uva e seus compostos são eficazes em inibir a bactéria Helicobacter pylori, uma das principais causadoras de gastrite.

De acordo com os autores, a terapia com antibióticos é comprovadamente eficaz para um alívio inicial, porém, com o tempo, a bactéria pode adquirir resistência ao medicamento, levando o paciente a recaídas. E, apesar de extratos naturais de outras plantas, como brócolis, alho e chá verde já terem sido testados contra a bactéria, ainda não havia sido avaliadas as uvas, com seus altos níveis de antioxidantes e polifenóis.

Os pesquisadores avaliaram os efeitos anti-bacterianos de extratos de diversos tipos de uva, assim como de compostos puros das uvas, como o resveratrol, ácido elágico e miricetina, em culturas de H. pylori. E, após 24 horas de tratamento, os resultados indicaram que um extrato da pele da uva muscadina teria o maior efeito anti-H. pylori, seguida de seu extrato total e das sementes.

Além do extrato da uva, dois compostos isolados – o resveratrol e o ácido elágico inibiram a bactéria. “Neste estudo, extratos de uva e seus compostos foram eficazes em inibir H. pylori in vitro, com maior eficácia do extrato da pele da uva muscadina”, escreveram os autores.

Fonte: Applied and Environmental Microbiology

Nenhum comentário: