quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Tecnologia a favor das chuvas

A partir do ano de 2009 a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) passará a contar com um radar de alta precisão para suas previsões. A tecnologia será instalada no pico alto da Serrinha de Santa Maria, a 25 km do Centro de Quixeramobim, no coração geográfico do Ceará. Terá capacidade de monitorar as precipitações registradas num raio de 400 km. Cobrirá todos os municípios cearenses. “Alguns Estados vizinhos estarão na área de abrangência do radar, mas somente para acompanhamento de sistemas meteorológicos em grandes altitudes”, explicou o físico Rafael Castelo Martins, pesquisador da Funceme, coordenador do projeto.
O radar terá a capacidade de localizar e medir as precipitações atmosféricas instantaneamente, mesmo que estejam distantes. Com os dados obtidos será possível definir precisamente a pluviometria em qualquer ponto do Ceará, como também as condições de umidade do solo. Com o monitoramento, diário, será possível aprimorar o calendário de distribuição de sementes e o plantio dentro do período adequado. Processo que substituirá o atual, realizado com a utilização de pluviômetros instalados em estações espalhadas por todo o Estado.
A implantação da nova tecnologia, da ordem de R$ 10 milhões, disponibilizados pelo governo federal a Secretaria de Ciência Tecnologia e Educação Superior do Ceará, irá assegurar ao Estado e à Funceme o “status” de primeiro centro de estudos brasileiro a utilizar dois radares em observações meteorológicas. O primeiro já funciona num campus da Universidade Estadual do Ceará, no Itaperi, em Fortaleza. O equipamento cobre toda a região metropolitana.

Profetas populares

A notícia do novo equipamento foi comentada durante o XII Encontro de Profetas Populares, realizado no último sábado em Quixadá. Porém, o comentário geral foi de que a tecnologia não abalará a credibilidade dos profetas das chuvas.
Na opinião do profeta José Felipe dos Santos, o “Jacaré”, o aparato tecnológico, do qual não tinha conhecimento, será muito importante para o lavrador. Ele acredita que será um instrumento a mais no auxílio ao homem do campo no convívio com o semi-árido. O amigo Joaquim Ferreira Santiago, mais conhecido por “Joaquim Moqueca”, um dos mais velhos e respeitados observadores dos sinais da natureza, concorda. “O sertanejo tem fé nas nossas profecias. Jamais seremos desprezados”, disse.
O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), José Maria Pimenta, presente ao último evento, não vê necessidade de disputas entre a Funceme e os profetas. Ele vê o mais recente investimento do Estado, conquistado por meio de sua iniciativa, quando ainda era deputado, como um significativo suporte para a agropecuária e os recursos hídricos do Estado.

A opinião do especialista

Equipamento é muito precisoso no campo da investigação científica, nos estudos climáticos e meteorológicos, no monitoramento e previsão do tempo, em aplicações voltadas à agricultura, hidrologia, proteção ao vôo, defesa civil, gerenciamento dos recursos hídricos e outras, os radares meteorológicos são intensamente utilizados para identificar e quantificar fenômenos meteorológicos a grandes distâncias. Devido à sua habilidade em localizar e medir instantaneamente precipitações atmosféricas distantes, os radares meteorológicos estão entre os sensores mais utilizados para monitoramento das condições do tempo em meso-escala e assim apoiar o desenvolvimento e aplicação de técnicas de previsão imediata de tempo, conhecidas como “nowcasting”.
Seu princípio de funcionamento baseia-se no espalhamento resultante da interação entre a microonda e as partículas presentes na atmosfera. A chuva é detectada pelo radar em função da intensidade do sinal de retorno espalhado pelos hidrometeoros (gotas de chuva). O radar consiste de quatro componentes básicos: o transmissor que gera sinal eletromagnético de alta potência e alta freqüência, a antena que envia e recebe os sinais, o receptor que detecta e amplifica o sinal de retorno e o sistema de exibição que mostra numa tela de computador os alvos detectados.
A utilização desses radares no apoio a órgãos governamentais — para minimizar eventuais perdas causadas por fenômenos meteorológicos ou apoiar o planejamento de ações nas mais variadas áreas da administração pública — pode contribuir para a minimização de perdas e danos financeiros causados por eventos extremos e para aumento da arrecadação. O novo radar resultará em um importante vetor do desenvolvimento econômico, social e científico do Estado do Ceará, Disse RAFAEL CASTELO GUEDES MARTINS (Físico e pesquisador da Funceme)

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: