Os grandes vilões dos seres humanos frágeis, dos desavisados da vida são a depressão e o estresse.
Essas doenças, hoje em dia, aumentam as doenças mentais a tiram as pessoas do trabalho pois as pessoas mentalmente frágeis se deprimem com muita facilidade mas antes passam pelo estresse.
Tanto a depressão quanto o estresse são portas abertas pela própria pessoa contra a saúde dela. A depressão se divide em dois tipos: a clínica, também chamada de biológica ou endógena, e a social, chamada de exógena.
A depressão biológica, muitos imaginam, independe da vontade da pessoa, ela surge como que de um desarranjo neuro-hormonal.
A outra depressão, a social, resulta de incômodos nossos com nós mesmos e com os que nos rodeiam.
A depressão só vai aparecer na vida da pessoa se houver um mecanismo deflagrador de ordem emocional. Sem isso, não há depressão.
O tratamento da depressão biológica pode exigir num certo tempo um apoio medicamentoso, mas só por certo tempo. O que é indispensável é o tratamento psicoterápico, sem esse, nada feito.
Já o estresse é uma desculpa social para justificarmos o nosso modo errado de reagir aos estímulos tomados por estressores. O mesmo estímulo que estressa pode não estressar, depende da pessoa.
O remédio para isso tudo você já sabe: Quem está de bem com a vida, em paz, quem vive independente dos conceitos alheios e não se filia ao consumo materialista e compreende as pessoas como imperfeitas, está razoavelmente vacinado contra a depressão e o estresse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário