quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Roubo de água

 Para combater o furto de água ao longo da adutora Jerônimo Rosado, entre a cidade de Mossoró e Assu, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) conta agora com apoio do Ministério Público para impedir que o desvio criminoso continue acontecendo.
 
O desvio é de aproximadamente 15 milhões de litros de água por dia da adutora, volume que seria suficiente para abastecer, ao mesmo tempo, a população de cidades inteiras como Areia Branca, Caraúbas e Apodi.
 
Técnicos da Caern identificaram mais de duzentos pontos de desvios de água ao longo dos cerca de 70 quilômetros da adutora Jerônimo Rosado.
 
Para desviar o fluxo da água do sistema adutor, produtores rurais quebram as ventosas (dispositivo que expulsa o ar da tubulação) e retiram a água para encher açudes privados utilizados para irrigação.
 
Para se ter uma ideia dos prejuízos provocados pela ação criminosa, o volume de água desviado daria abastecer a uma população de cerca de 100 mil habitantes, levando-se em conta o consumo de 150 litros por habitante/dia.  Continuar lendo
 

Nenhum comentário: