domingo, 18 de setembro de 2011

A honestidade e a consciência moral

A ação honesta é instintiva no ser humano, somos todos iguais nos valores básicos da vida, pois quem trai a mulher, o marido, a empresa, o povo, o que for, vê elevada a sua batida cardíaca, a pressão arterial, os hormônios do “mal” na corrente sanguínea e etc.

Quer dizer, pode “pecar” mas vai pagar por isso. É a instintiva consciência moral que nos bate o martelo da culpa e provoca as doenças consequentes.
Na ocasião do roubo por exemplo,  não havendo ninguém por perto e o dinheiro estando ali, na frente de suas mãos, pode fazer de qualquer um honesto em um ladrão.  Ah, não faz, garanto que não faz. O ladrão não se faz pela ocasião, a ocasião apenas “revela” o ladrão.
É por isso que esses ladrões do dinheiro público vão morrer de velhos e nada lhes vai acontecer. Do ponto de vista da “justiça”, sim, tenha a certeza, nada lhes vai acontecer

Vamos supor que você encontrasse a porta de um cofre aberta, ninguém por perto, nada de câmeras, vigias, nada, e aí, você pegaria o dinheiro? Claro que não pegaria. Você é honesto e manda o dono do do dinheiro fechar  a porta do cofre né

O maior prazer de muitos humanos é ter muito dinheiro no banco, ter dinheiro no bolso pois faz bem à saúde. Pôr a mão no bolso e sentir o tato do dinheiro é como acariciar o rosto do prazer, faz bem,  isso é verdade, mas ser honesto e ter credibilidade é ter "amigos" e isso é tudo.

Nenhum comentário: