terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Transplante bilateral de pulmão

Vários meios de comunicação noticiaram nessa semana que o Estado do Ceará conquistou mais uma vitória na área da saúde pois realizou o primeiro transplante bilateral.

A equipe médica do Hospital do Coração de Messejana realizou o primeiro transplante bilateral de pulmão do Norte/Nordeste e do Centro-Oeste.

O mesmo procedimento foi realizado, anteriormente, nos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.


O beneficiado com a cirurgia foi o pintor potiguar Antônio Gomes de Oliveira, 52, mais conhecido por ANTONIO LEÃO,  morador do pequeno município de Apodi, localizado a 77 Km de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Segundo a coordenadora clínica do Transplante de Pulmão do Hospital de Messejana, Cyntia Viana, há cerca de quatro anos o paciente sofria com um enfisema pulmonar, doença crônica na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos. O problema, explica, é muitas vezes provocado pelo tabagismo.

Há pelo menos dois anos, Antônio Gomes era dependente de oxigênio artificial para sobreviver. "Ele estava na fila há cerca de um mês, mas há três meses já se preparava para fazer o procedimento. Essa é mais uma vitória para a equipe médica do Hospital do Coração e para o Ceará".


Esperança


João de Deus de Oliveira, irmão do paciente, conta que, além de ser fumante, Antônio Gomes trabalhava com solvente e tinta, o que pode ter prejudicado o quadro. Conforme João, ele e o irmão já tinham ido para Natal e Mossoró para realizar tratamento, mas, segundo os médicos, somente o transplante de pulmão bilateral resolveria o problema.

Foi então que eles receberam indicação de procurar o Hospital de Messejana e decidiram residir em Fortaleza. "Estamos morando próximo ao hospital, recebemos ajuda de amigos para nos manter, tenho fé de que vai dar tudo certo e meu irmão vai ficar curado dessa doença graças à medicina do Ceará", ressalta.

Cyntia Viana destaca que, atualmente, o Ceará é o terceiro polo brasileiro a realizar o transplante de pulmão no Brasil e, desde o dia 14 de junho do ano passado, quando foi realizado o primeiro transplante de pulmão do Estado, outras quatro cirurgias foram feitas, totalizando cinco transplantes de pulmão ao todo. Ainda de acordo com a coordenadora, apenas uma pessoa aguarda na fila à espera de pulmão e outros dez pacientes estão sendo avaliados.

Cyntia explica que o transplante de pulmão bilateral possibilita uma maior sobrevida ao paciente e é recomendado para casos de enfisema pulmonar e fibrose cística. No entanto, este é um procedimento mais delicado do que o unilateral e, por isso, requer mais cuidado.

Ainda, segundo a coordenadora clínica, são cerca de dez horas de cirurgia e, por questões de segurança, o procedimento é realizado apenas em pacientes de até 55 anos de idade. Ela destaca que, para a cirurgia, foram necessários seis cirurgiões, dois clínicos, dois pneumologistas, dois anestesistas, além de enfermeiros e técnicos. Continuar lendo, Ou aqui, Aqui tambem.

Nota do Blog: Amigo Antônio Leão, a turma de carnaval "ARCA DO SAMBA", que está comemorando 29 carnavais neste ano, onde você também é um membro de nossa família carnavalesca, desejamos que se recupere rapidamente para que possamos brilhar nos trinta anos de folia no próximo carnaval. Você é um herói amigo.

Nenhum comentário: