quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

( Cura Pela Natureza ) Potássio reduz risco de infarto

A ingestão de potássio reduz risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

O consumo de potássio, combinado à redução de sal, provoca melhores efeitos à saúde cardiovascular.

As chances de o paciente desenvolver algum problema cardiovascular são de até 50% menor.

O potássio ajuda a promover a dilatação dos vasos e melhora o fluxo sanguíneo. Além disso, melhora a sensibilidade à insulina, o que pode ajudar pacientes que desenvolveram resistência ao hormônio.

As principais fontes de potássio são os alimentos ricos no mineral, como melão, banana, tomate, couve, folhas verdes, espinafre, batata e legumes em geral.

Outros alimentos ricos em potássio são: damasco, uva-passa, tâmara, amêndoa, ameixa seca, figo seco, castanha-do-pará, abacate, cereja, amora, coco, mamão, figo, uva, feijão, ervilha, lentilha, salsa, mandioca, beterraba, cenoura, couve, aipo, couve-flor, milho, brócolis, nabo, alface, leite e farinha de soja.

O sódio é elemento essencial ao metabolismo e imprescindível à atividade elétrica celular, além de outras funções mas como ingerimos, sob forma de sal de cozinha, o dobro ou o triplo (8 a 12 gramas por dia) de sódio necessário, que uma dieta equilibrada já fornece a partir do sódio dos alimentos (2 a 4 gramas por dia) daí o surgimento de graves consequências cardiovasculares.

Sódio e potássio trabalham em união – e com outros minerais –, equilibrando a pressão sanguínea e controlando a contração das fibras musculares, inclusive as do coração, além de manter sob controle o volume de líquidos no organismo.

O relativo aumento da ingestão de potássio induz à troca, pelos rins, de sódio excedente por potássio, com vantagens.

Ao contrário do sódio, em proporções adequadas relaxa a musculatura vascular, dilata os vasos, aumenta o fluxo sanguíneo e reduz a pressão arterial, diminuindo o trabalho cardíaco e aumentando a vida útil do coração. Continuar lendo

Nenhum comentário: