quinta-feira, 10 de março de 2011

Construíram casas dentro da lagoa

Numa reportagem da Inter-TV, afiliada da Rde Globo, informando que "Moradores de Apodi estão preocupados com as chuvas que podem cair nos dois próximos meses", reproduzimos um pequeno comentário de algum morador.

Aqui na localidade conhecida como Baixa do Caic, moram cerca de 500 famílias. As casas, segundo a defesa civil, foram sendo construídas, ao longo dos últimos 15 anos, dentro de uma lagoa e hoje, com qualquer chuva, os alagamentos são praticamente inevitáveis.

A lagoa que segundo os moradores só dava pra ver de longe, se aproxima cada vez mais das casas. Para piorar esse córrego passa praticamente por dentro de alguns quintais. Quando chove casas são inundadas. Dona Marlúcia mora no local há 4 anos. Está desesperada

- Ninguém dorme aqui, todo mundo se levanta, é tudo puxando água e com medo - revela Marlúcia Marinho, dona de casa.

As máquinas tentam diminuir o problema tirando a terra que vem com a correnteza. Os moradores tentam se proteger para a entrada da água. Na maioria das vezes um trabalho em vão. Cada morador diz que vive um drama a cada pingo de chuva.

- Cada vez mais o risco de perder tudo de uma vez só. As crianças como é que a gente saí daqui de dentro, não tem como – diz o morador, Damião Araújo.

Nota do Blog: Sabemos que a maioria dos moradores da Baixa do Caic são pobres mas construir sua residência dentro de uma lagoa é procurar problemas contra a natureza, principalmente com as enchentes que ocorrem toda vez que chove, sem falar nas fossas que ficam cheias de água devido ao aumento do lençol freático, obrigando a prefeitura contratar carro limpa-fossa para trabalhar nesse setor. 

Um comentário:

Anônimo disse...

o culpado foram Simão, pinheiro e Vandinho...ingnorantes! pois na verdade aterraram uma lagoa. Tanto local bom em Apodi, Agrediram o meio ambiente.