segunda-feira, 14 de março de 2011

Cuidados com Salgadinhos

Ao comer uma porção de biscoitos tipo ‘salgadinho’, é inevitável controlar a vontade de devorar o pacote inteiro. Contudo, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor alerta que o limite máximo de consumo desse tipo de alimento deve ficar restrito a 25 gramas, ou uma xícara e meia, principalmente, se o consumo for diário.

A maioria dos salgadinhos analisados é rico em sódio e em gordura saturada. Sendo assim, sua ingestão, frequente, aumento o risco de doenças como o diabetes e a hipertensão.

Os que são feitos com gordura trans tornam-se ainda mais prejudiciais à saúde. Esse tipo de gordura é formada a partir do processo de hidrogenação natural ou industrial, provocado pelo aquecimento de óleos vegetais para a formação de margarinas e gorduras para confeitaria.

Dentre os males que esse tipo de gordura pode causar, estão as doenças cardiovasculares. O seu consumo aumenta os níveis de LDL (o colesterol ruim) e diminui os níveis de HDL (o colesterol bom). 

A gordura trans também aumenta os hormônios pró-inflamatórios do corpo e inibe os tipos anti-inflamatórios, fazendo com que o organismo fique mais susceptível a inflamações.

Os especialistas alertam aos pais a necessidade de adiar o consumo desse tipo de alimento às crianças. Quanto mais tarde a criança ingerir este tipo de alimento, mais cedo previne o colesterol alto e a obesidade. 

No entanto, tal recomendação não fica restrita apenas as crianças, mas também aos adultos que vêm sofrendo com as consequências de hábitos alimentares não saudáveis. E dentre as principais doenças, relacionadas aos estilos de vida inadequados, destacamos a Obesidade, Hipertensão Arterial Sistêmica, Dislipidemias (níveis elevados ou anormais de lipídeos no sangue), Diabetes Mellitus e a doença aterosclerótica.

E como medida preventiva, destaca-se a necessidade de reeducação alimentar e a prática de atividade física diária. Portanto, para melhor orientá-lo é recomendando que procure um médico e um nutricionista para realizar um check-up e auxiliá-lo na adesão de hábitos alimentares saudáveis.

Fonte: DNoline e Saúde Plena

Nenhum comentário: