segunda-feira, 21 de março de 2011

Contaminação da água depois da evaporação do cloro

A água poderá ficar contaminada mesmo que ela tenha recebido grande quantidade de cloro, como acontece no abastecimento da rede pública pela CAERN, pois devido o calor e o percurso de uma estação de tratamento de água até a torneira de sua residência, o cloro EVAPORA e fica com uma quantidade mínima necessária para eliminar e para matar as bactérias (abaixo dos 2,o ppm que é a quantidade mínima). 

Sem cloro - Hipoclorito de Cálcio, há proliferação de bactérias e coliformes fecais nos reservatórios d'água. 

Você verifica que assim que a água chega no seu reservatório a quantidade de cloro que a CAERN coloca é tão alta que na hora que usamos essa água, sentimos insuficiência respiratória mas depois de vários dias não sentimos mais o cheiro desse cloro. É aí que estamos correndo o risco de contaminação pois o cloro já evaporou. 

Basta um rato ou algum animal domestico contaminado urinar próximo a caixas d' água ou reservatórios, quando chover, toda a a contaminação vai aparecer na pia da cozinha e nos banheiros (chuveiros) e quando uma pessoa entrar em contato com essa água poderá morrer em 72 duas horas, sendo necessário uma maior preocupação com a leptospirose na época das enchentes.

A contaminação da água pode se dar através da falta de saneamento básico, lixo, agrotóxicos e outros materiais. Com isso pode ocorrer doenças e mortes. 

Lembre-se, água contaminada tem cheiro  e gosto ruim.  O maior  grau de contaminação da água é quando ela cheira a peixe ,  mesmo sem existir esse peixe no reservatório, e gosto de lama.  

Nenhum comentário: