quinta-feira, 31 de março de 2011

Favela da Barragem de Santa Cruz

O comerciante Erivaldo Nobre, que tem um barraco na barragem de Santa Cruz, se mostra inconformado com a demora na entrega do Terminal Turístico, que teve suas obras iniciadas em outubro de 2009 e até agora está incompleta entregue à ação do tempo e do vento, enquanto isso o turista que procura a barragem de Santa Cruz não encontra uma infraestrutura adequada e sim cerca de 20 barracos que termina transformando o belo lugar em uma favela


Os barracos não dispõem de banheiros, sistema de energia elétrica, segurança. Tudo é feito na improvisação, mesmo assim toda semana a barragem de Santa Cruz recebe algo em torno de cinco mil visitantes de várias regiões do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e outros Estados.
 
Para o comerciante Erivaldo Nobre, o potencial turístico de Santa Cruz é subaproveitado. O sangradouro de Santa Cruz do Apodi é considerado, junto com o do açude Gargalheiras em Acari, um dos mais bonitos do Rio Grande do Norte. 

O espetáculo, mesmo quando a barragem não está sangrando e formando o "véu de noiva", é belíssimo de se ver e o jato d'água que jorra ininterruptamente da comporta da barragem faz a festa de quem quer se banhar ao lado da parede do reservatório.

Contudo, os aspectos positivos param por aí. O local, à margem do qual funcionam alguns bares, é tomado pelo lixo, o acesso é precário e a estrutura improvisada não oferece conforto para quem quer conhecer o reservatório. 

Os problemas começam na BR-405, onde somente uma placa (e fincada apenas em um sentido da pista) indica a existência da barragem, mesmo assim sem qualquer seta ou informação extra a respeito do caminho.

"Se isso aqui fosse melhor cuidado, dava muito mais gente", acredita. O comerciante, porém, já está perto de perder as esperanças. "Não temos apoio de ninguém. Quem vai investir uns 30 mil reais em um passeio de barco se não há estrutura. Eu trabalhava em Natal e vim para cá porque me encantei com o lugar, mas hoje pode se dizer que é uma vergonha para o Rio Grande do Norte", resume Erivaldo Nobre.
 
Apesar de aparentar que esteja concluído, o Terminal Turístico de Santa Cruz, segundo Eivaldo Nobre, ainda falta sistema de água tratada, energia elétrica, asfalto dentro da área do terminal, campo de futebol, quadra de esportes e guaritas. 

"Pior é que não temos nenhuma notícia sobre o andamento das obras ou quando estiver concluído e por quem vai ser ocupado", finaliza Erivaldo Nobre. 

Nenhum comentário: