terça-feira, 2 de outubro de 2012

( Cura Pela Natureza ) Os males do sal à saúde

Refrigerante, bolo pronto e até sorvete contêm doses excessivas de sódio, que elevam risco de doenças, especialmente a hipertensão. Saiba se proteger.
 
Diminuir a quantidade de sódio ingerida diariamente é um bom caminho para quem quer evitar doenças graves como insuficiência renal, hipertensão e problemas cardiovasculares.

Uma colher rasa de café tem 3g de sal, enquanto uma colher rasa de sobremesa tem 5g.

Comida congelada, alimentos processados ou vendidos em lojas de fast-food e temperos prontos formam o trio mais perigoso para quem não pode exagerar no sal – nesses produtos, ele é o principal ingrediente que garante a conservação das propriedades e do sabor.

A conta é simples: alimentos com mais de 480mg de sódio por porção, por exemplo, devem ser consumidos com moderação, pois já são ricos nesse mineral.

Para dar um gostinho extra nos alimentos, e ainda atrelar doses de saúde às refeições, a dica dos cardiologistas é substituir os temperos prontos pelos naturais. 

Os tabletes industrializados de caldo de galinha e carne é um passo em direção à pressão alta.

Cinco temperos naturais que fazem a diferença no paladar e têm efeitos terapêuticos

Alho: Tem muitos nutrientes, mata bactérias, absorve colesterol e tem propriedades benéficas ao coração e de combate ao câncer. Use alho fresco e não guarde na geladeira.

Pimenta: Fonte de vitaminas B e C, tem propriedades anti-inflamatórias. Existem estudos relacionando o consumo da pimenta à prevenção de câncer de pele, próstata e artrite.

Cebola: Excelente fonte de vitamina C. Possui ainda efeitos antioxidantes e nutrientes anticâncer. Aumenta a densidade óssea e previne osteoporose.

Alecrim: A erva facilita a longevidade, tem ação antioxidante e inibe o crescimento de bactérias. Além de temperar saladas, pode ser usada em aves, peixes, arroz e sopas.

Coentro: Fonte de ferro, magnésio e manganês. Estudos indicam que o coentro diminui o índice de açúcar no sangue, o colesterol ruim e facilita a digestão.


Fonte: IG Saúde 

Nenhum comentário: