segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Prevenir assaltos

Veja como deixar o trajeto do seu dia a dia mais seguro:

- Evite compartilhar com os empregados, amigos e até com os filhos menores informações sobre valores e joias em casa ou sobre os bens da família (casas de campo, praia, investimentos, etc). Este tipo de informação é que desperta a atenção e atrai o meliante.

- Acostume-se a trancar sempre as portas e portões de acesso de sua casa. Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos. Os delinquentes se aproveitam de qualquer descuido.

- Procure proteger as janelas com grades sólidas, preferencialmente instaladas no lado interno. Faça isso em todas que puderem ser alcançadas, seja no andar térreo ou através de instrumentos de escalada (ex.: cadeiras, escadas, etc).

- Proteja a porta da cozinha, isole esta dependência durante o repouso noturno trancando as portas intermediárias. Aja da mesma maneira quando se ausentar. Os arrombamentos são mais frequentes através de acessos pelos fundos da casa.

- Ao sair ou retornar à residência, fique atento à presença de estranhos no quintal, ou na frente da casa, que possam subjugá-lo para ganhar o interior da mesma. Ao perceber a presença de alguém, não subestime (muitos meliantes usam crianças), procure ajuda imediatamente (Polícia) e se possível informe alguém de confiança para solicitar ajuda, caso você não retornar a ligação em 1 minuto.

- Procure isolar seu dormitório e de seus familiares do restante do imóvel.

- Não entregue aos empregados todas as chaves da casa, disponibilize apenas aquelas necessárias para seu ingresso.

- Procure manter isolado o acesso ao sótão da casa, localizando de preferência no banheiro ou em outra dependência que possa ficar trancada por fora no período noturno ou durante sua ausência.

- Não admita o ingresso de estranhos em sua casa. As credenciais de carteiro, leitores de hidrômetro, entregadores de gás, funcionários das companhias de telefone e de energia elétrica devem ser devidamente examinadas e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone. Sempre que possível alerte os outros familiares, ou o vizinho mais próximo, quando permitir a entrada de um deles em seu lar.

- Não guarde grandes quantias em dinheiro em sua casa. Faça seguro deles e confie sua custódia a cofres particulares de agências bancárias. Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto a sua existência e localização.

Sempre que possível instale mais de um, instalando um deles fora de seus aposentos particulares.

- Os cães de guarda, devidamente adestrados, devem ficar no lado externo da casa, principalmente na área dos fundos, onde poderão dar alarme no caso de tentativa de arrombamento. Os cachorros de estimação e/ou de pequeno porte devem ficar dentro de casa.

- Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente. Faça uma verificação de endereço antes de empregá-los.

- Não confie armas de fogo a vigias inexperientes e que não tenham comprovado estarem aptos legalmente a seu manejo correto e eficiente. Os guardas desavisados e simplórios são presas fáceis dos delinquentes que, no primeiro ato, se apossam de suas armas. O ideal é contratar uma empresa especializada em Segurança Patrimonial.

- Mantenha sempre à mão os telefones de emergência da Polícia. Conheça a localização da Delegacia de Polícia de seu bairro. Instrua seus familiares e serviçais de como proceder em caso de perigo iminente ou de simples observação de suspeitos nas imediações.

- Quando estiver só em sua casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas (presentes, flores,



malas diretas etc.), não abra sua porta e peça para que volte em outro horário. Se decidir atender, avise pelo telefone um vizinho e peça que ele fique observando o que irá suceder. Havendo outras pessoas na casa, uma delas devidamente resguardada, deve permanecer alerta vigiando o atendimento.

- Procure manter a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do imóvel. Evite árvores, estátuas ou qualquer coisa que dificulte a sua observação e a de vizinhos das áreas de acesso da residência.

- Se instalar alarmes sonoros e/ou luminosos, deverá testá-los periodicamente para sua melhor segurança e também para que seus vizinhos, devidamente avisados, os reconheçam com facilidade e possam ajudar em caso de perigo.

- Os exaustores e aparelhos de ar condicionado devem ser solidamente presos à base de sustentação que, por sua vez, deve ser cravada em armação de concreto armado que circunde o orifício feito para sua instalação.

- Use todos os expedientes para dificultar a ação de delinquentes, desde a simples colocação de trincos e travas de segurança nas portas e janelas, até trancas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis.

- Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo.

- Se você vier a se defrontar com delinquentes, antes de tudo procure manter-se calmo. Não tente dialogar ou discutir com eles. Não os encare diretamente, mas procure memorizar suas características pessoais, maneirismos, trajes etc. Sobretudo não reaja, sua vida não tem preço. Continuar lendo

Nenhum comentário: