quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Vida de médico

Erasmo, o Tio Colorau disse:

O profissional de medicina trabalha com vida, o bem maior do ser humano. Ao concluir o curso ele faz o Juramento de Hipócrates, com elevado sentido moral. Uma das frases diz “A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação”.

O profissional da medicina tem o direito de reivindicar melhorias salariais e o que mais lhe aprouver, no entanto, jamais deve esquecer que está lidando com vidas e que deve seguir o Juramento de Hipócrates.

Cabe aos médicos procurar outra forma de reivindicar melhorias salariais etc. Colocar em risco a vida alheia não é legal.

Paulo Filho disse: Meu caro Erasmo,
Não concordo com você com relação aos médicos. Todos sabem ou deveriam saber que tipo de vida leva o médico.
 
Eles não trabalham carimbando papel, não tem recesso no fim de ano, nem dois meses de férias nem ganham salários magníficos.
 
A grande maioria das vezes trabalham em condições sub-humanas, faltando até gaze para realizar seu trabalho, seringa, em hospitais cheios de môfo, infiltrações.
 
Sem falar dos riscos de se contrair doenças infectocontagiosas que são o dia-a dia dos médicos e em ameaças físicas (você sabia que mais e mais médicos são agredidos fisicamente em seus plantões e ameaçados de morte).
 
Vamos falar um pouco na formação. Você sabe que um neurocirurgião passa 11 anos estudando para exercer a profissão, um cardiologista idem, e o salário, na maioria das vezes é vergonhoso.
 
Medicina é a profissão com maior índice de separações conjugais (O MÉDICO ESQUECE SUA FAMÍLIA PARA CUIDAR DA FAMÍLIA DOS OUTROS), depressão, abuso de drogas e álcool, suicídios e por que? Talvez por que não instalemos ar-condicionado, por que não seja bom ver crianças morrendo em nossas mãos com câncer sem que nada possa ser feito, talvez por que lidar diariamente COM O SOFRIMENTO E O DESESPERO não seja muito legal.
 
Médico também tem família, paga contas, quer ter conforto, é normal, legítimo.Enquanto a sociedade brasileira aceitar que políticos roubem e ganhem salários altos e médicos e professores tenham que receber salários aviltantes e serem tratados como sub-classes, nunca teremos um país decente.
 
Você sabe como os governantes tratam a saúde pública, com total desdém. E qual a solução? aumentar o número de faculdades particulares de medicina. Mais médicos=classe mais desunida=melhor manipulação.
 
Quando Mossoró está prestes a receber mais uma faculdade de medicina particular, a população não se pergunta qual o nível de ensino, quantos professores qualificados teremos, qual hospital será o hospital-escola? que tipo de profissionais estará sendo colocado no mercado para tapar um buraco que é feito por puro e total descaso das autoridades.
 
Médico mercenário, fez juramento e não cumpre, essa idéia só diz quem não conhece a realidade. Talvez a classe médica devesse fazer igual aos magistrados que para justificar 2 meses de férias por ano dizem que realizam trabalho estafante e que não conseguem tirar os processos da cabeça nem quando dormem. O que dizer do sono dos médicos.
 
Concordo que a saúde da população deve estar em primeiro lugar mas a culpa não deve ser imputada exclusivamente aos médicos.

Nenhum comentário: