terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mudanças na vida

Tudo é muito lindo quando os filhos nascem, pois seus pais sofrem uma enorme mudança. Mudam os objetivos, os sonhos, desejos, ambições, nascem as preocupações e aumentam as responsabilidades.

Com crescimento desses filhos, os primeiros passos, primeiras palavras, primeiras quedas nos fazem rir. Entretanto, seus pequenos machucados nos transtornam e enchem de culpa.

No início da fase escolar, as pequenas brigas, apelidos, gozações e até xingamentos nos fazem querer, ou até mesmo tomar a atitude de ir tomar satisfações e fazer ameaças aos professores, diretor ou até mesmo aos pais do “agressor” de nossos filhos.

E os filhos vão ficando mais velhos e observamos no relacionamento humano que as pessoas mais velhas tendem a se tornar mais intransigentes, ríspidas, ou curtas e grossas como dizem alguns, o que, muitas vezes, acaba desagradando outras.

É o nosso total despreparo para entender que nossos filhos começaram a viver em sociedade e isso trará uma infinidade de coisas boas, mas também ruins, durante toda a sua vida, e que eles próprios precisam aprender a conviver com isso, e a se defender quando necessário, depois que ficar mais velhos.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Salmo 127.3,diz que os filhos são herança do Senhor; só que muitos pais os conbebem como sacrifícios, cargas e atrasos; pois, muitos esperam que os filhos sejam perfeitos, quando esses mesmos pais, foram os modelos para a formação do carácter dessas crianças. parabéns pela postagem e vai abaixo alguns conselhos dados por um colega pastor para os pais; um forte abraço e Deus te abençoe como pai. Pastor Welitton souza

Nove coisas que os pais não devem fazer:


1. Não mate seu filho! Quer seja com tiro, facada, jogando do 6o. andar de um prédio ou através de aborto. Filhos são herança do Senhor, não brinquedo que pode ser descartado quando a brincadeira perdeu a graça.

2. Não odeie seu filho! Ele não é a causa de seu fracasso. Mas, pastor, meu filho revelou que é homossexual! Ou: Minha filha disse que está grávida, ela só tem 15 anos! É seu filho, ame-o incondicionalmente. Bata forte no pecado, diga o quanto ele ou ela vai sofrer, mas não o odeie. Seus filhos precisam de sua atenção, carinho e amor. Não será o furor do seu ódio que irá afastá-los do pecado. Será seu amor e sua intercessão por eles.

3. Não despreze seu filho! Conheço gente que troca seus filhos por amigos, cachaça, prostitutas. Gravidez indesejada não é motivo para tratar sua barriga com nojo. Foi sem querer, pastor! Esse menino será uma cruz para mim! Deus pode transformar a vida de seu filho uma benção.
4.Não mime seu filho! Um filho mimado dá na mãe e no pai quando vira adolescente. Provérbios diz que o filho mimado é vergonha para os pais. Deus nos disciplina para o nosso bem. Discipline pelo exemplo e corrija suas inclinações para o mal.
5. Não desista de seus filhos! Geralmente, quando um filho nasce com algum problema neurológico ou mental, o pai é o primeiro a abandonar o lar. Filhos que viram fardo, quer seja por doença degenerativas, atitudes suicidas (como vícios ou envolvimento com o tráfico de drogas) ou pobreza extrema, são desprezados pelos pais.
6. Não seja indiferente a seu filho! Para mim, pastor, tanto faz o que vai acontecer com minha filha ou meu filho! Eles que se virem. O Pai do filho pródigo foi o primeiro a ver o rebelde voltando, moído por dentro e por fora pelo diabo. Correu, abraçou forte seu filho e chorou a volta dele para casa. A indiferença é pior que o ódio.

7. Não irrite seu filho! Tem pais que exasperam seus filhos com uma infinidade de regras domésticas, farisaísmo, palavras de desprezo, cascudos, puxões de orelha e comparações com "filhos dos outros". Não é de admirar que muitos de nossos filhos preferem andar com a "galera" que ficar em casa. Quando o diabo dá mais atenção a nossos filhos que a gente mesmo, o estopim de uma bomba devastadora acabou de ser acesso.

8. Não menospreze seu filho! A tendência é que ele vá além de você em muitos aspectos da vida. Para o salmista, filhos são como flechas - vão mais longe que o flecheiro! Seu filho pode vir a ser o presidente do Brasil, um excepcinal empresário, uma heróina nacional.

9. Não subestime seu filho! Eles são muito inteligentes!
Ao descobrirem o ponto fraco dos pais, fazem todo tipo de chantagem sentimental para alcançarem os seus propósitos - que nem sempre são virtuosos. Muitos filhos são viciados e alegam que "somente tomou cerveja", quando na verdade está até usando crack
Publicado em: 15/5/2008
Por: Pastor Geraldo Magela Pessoa de Andrade
Igreja Maranata -Ministério Surubim - Surubim - Pernambuco
geraldo@celpe.com.br