segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Urna eletrônica

Existem vários países que adotaram o voto eletrônico, e alguns com tecnologia mais avançada do que a brasileira.

O Brasil foi sim um dos pioneiros na criação da urna eletrônica, só que o equipamento pouco evoluiu desde a sua criação, em 1995.

A Índia começou a usar sua máquina de votação eletrônica pouco tempo depois, em 1999. O dispositivo é bastante simples, assemelhando-se a um teclado, onde cada tecla tem um símbolo que corresponde a um candidato (para facilitar a votação do quase 1/3 dos analfabetos do país).

Assim como o Brasil, 100% da votação é hoje realizada usando este aparelho, mas pelo fato de ter maior quantidade de eleitores, ela se torna a maior votação eletrônica do mundo.

Outros países como Venezuela, Estados Unidos e Holanda também usam parcialmente a urna eletrônica.

No Reino Unido, Estônia e Suíça os eleitores podem votar pela internet. Assim como nas eleições para prefeito no Canadá e nas eleições primárias nos Estados Unidos (em alguns estados). Nesses locais, o voto pode ser registrado até usando celular!

Mas como funciona esse voto pela internet? Na Suíça, por exemplo, os eleitores recebem em casa uma senha para que possa acessar o sistema de voto. Já na Estônia, cada cidadão possui um cartão de identidade que possui um microchip que pode ser lido pelo computador e identificá-lo, permitindo acesso ao site de votação, funcionando como um certificado digital.

Desta forma, eles podem votar em qualquer lugar do mundo em que estejam, sem precisar cadastramento ou burocracias, como as vistas aqui, onde quem está simplesmente fora de sua cidade não pode sequer votar para governador. Vejam mais em eleicao-eletronica

Nenhum comentário: