As obras do projeto de irrigação das terras da Chapada do Apodi estão caminhando para se tornar realidade.
É que o processo licitatório do Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi deverá ser iniciado em outubro deste ano após a elaboração dos estudos ambientais (EIA-RIMA) que está em fase de conclusão.
A informação é do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Elias Fernandes Neto, adiantando que as obras de implantação deverão ocorrer até o final de janeiro de 2010.
Esta obra, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), localizada na Chapada do Apodi no Rio Grande do Norte, terá três mil hectares em sua primeira etapa, com recursos programados no valor de R$ 150.000.000,00.
O projeto foi viabilizado com a construção da barragem Santa Cruz, garantindo o fornecimento de água para o empreendimento que aproveitará solos de elevado potencial para a agricultura irrigada, devendo proporcionar a oferta de produtos agrícolas de alto valor agregado e a geração de 10.000 empregos, entre diretos e indiretos.
A obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) através de uma luta da prefeita de Apodi, professora Goreti da Silveira Pinto (PMDB), junto ao senador Garibaldi Alves Filho e deputado federal, Henrique Eduardo Alves que trataram do importante projeto diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que executará as obras através do Ministério da Integração Nacional via Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
Segundo o Dnocs, somente com a realização da primeira etapa do projeto de irrigação serão garantidos dez mil empregos diretos, número que garantirá o início da redenção econômica de toda a região do Vale do Apodi.
A Barragem de Santa Cruz terminou de ser construída em dezembro de 2001 e foi inaugurada dia 11 de março de 2002.
Só perde em tamanho para a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Assu.
A barragem foi construída em parceria entre os Governos do Estado e Federal e conta com uma capacidade de reserva da ordem de 600 milhões de metros cúbicos que contam com um potencial de irrigação de 9.236 hectares na Chapada do Apodi e capacidade de impulsionar a fruticultura irrigada no Vale do Apodi.
A prefeita eleita de Apodi, Goreti Pinto, comemora a inclusão do projeto de irrigação das terras apodienses no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para a edição de 2009.
"Graças ao apoio do nosso senador Garibaldi, deputado Henrique Alves e do presidente do Denocs, Elias Fernandes, a nossa Chapada do Apodi se transformará em um celeiro de oportunidades para os nossos produtores rurais", comemora a prefeita Goreti Pinto que sempre tem viajado a Brasília e em busca de recursos federais e cobrado empenho da Bancada Federal.
O Projeto de Irrigação das terras da Chapada do Apodi foi uma das promessas de campanha da prefeita, Goreti Pinto. A prefeita sempre viu no projeto uma saída para o combate ao desemprego em seu município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário