sábado, 15 de março de 2014

Comedor de jegue

Estou sendo chamado e muito criticado como "comedor de jumento" nas viagens que fiz nesses dias nas cidades vizinhas do nosso querido Apodi.

A população apodiense não merece ser tão humilhado de chegar lá fora e alguém te olhar e rir da tua cara e dizer que você é o devorador de jegue.

Tudo bem que o povo nordestino não está nem aí para o jumento, se tivesse não teria abandonado nas estradas, pois o brasileiro hoje está mais rico, eles compraram motos e largaram os bichos,  mas comer a carne desse animal e fazer uma festa comemorando esse crime, isso é de mais!

Pelo que entendo, foi uma ideia muito ruim para os que abateram jumentos para saciar a fome de alguns nordestinos e vindo das pessoas que são pagos para proteger tanto a população humana quanto da fauna e da flora, fica difícil acreditar em justiça e será uma injustiça, COM OS JUMENTOS, porque além de ser um crime, seria desnecessária a medida.

No ano passado um proprietário rural lá do Sítio Córrego foi intimado pelo delgado de policia por ter deixado um jumento amarrado por está invadindo seu imóvel. Imagine se ele tivesse matado esse jegue e tivesse comido sua carne! No minimo estaria numa penitenciaria. 

Quero dizer que não vai mudar em  nada a nossa revolta aqui escrita pela atitude desses "comedores de jumentos" ! Talvez até estejam rindo de nossa cara.

O povo nordestino jamais comerá a carne de um animal tão querido e admirado. Por eu ser um nordestino ainda sou muito grato a este amigo que tanto trabalhou para criar nossos irmãos. 

O jumento é membro da família do agricultor. Ele é muito usado para seu transporte diário, para transporte de carga, para levar as crianças para escola, onde ainda não existe o transporte escolar, para transporte de água e até mesmo para passeio e lazer do trabalhador.

Um jegue não é um porco, um carneiro, um boi ou uma galinha que é criado com objetivo de saciar a fome dos humanos, mas é um operário sofrido na visão do nordestino.

Existem outros estados brasileiro que precisam de jumentos para ajudar o homem do campo nos trabalhos do dia a dia, então essas autoridades deveriam ajudar nos transporte desses animais.

Aqui vai uma foto da minha indignação contra a matânça de jumento para alimentação humana.


Foto retirada da internet

Um comentário:

Dodora disse...

Além de cruel a forma de matar, essa idéia horrível ainda incentiva a extinção da espécie.