sexta-feira, 22 de março de 2013

No Dia Mundial da Água a Caern pede socorro

Enquanto muita gente brinca de desperdício de água lavando carro e calçada, no DIA MUNDIAL DA ÁGUA, o Rio Grande do Norte pede socorro por mais água.

A seca ameaça agravar ainda mais o abastecimento d'água no interior do estado do Rio Grande do Norte isso todo mundo já sabe. 

Agora a CAERN acendeu o sinal amarelo e faz um rodízio em em 17 municípios do Agreste, Potengi e Trairi atendidos pela maior adutora do Estado, a Monsenhor Expedito. 

A redução na vazão afeta o bombeamento da água que sai da Lagoa do Bonfim e dos sete poços tubulares que alimentam o sistema adutor Monsenhor Expedito.

A CAERN também diz que há escassez nas reservas e mananciais hídricos do Rio Grande do Norte, tanto na superfície, em represas, açudes, barragens, rios e lagoas, quanto no subterrâneo, ou seja, nos aquíferos freáticos. 



A pior situação estão nos 15 municípios que reduziram a vazão para zero e neles, os açudes secaram e o abastecimento está sendo feito por carros-pipa.

Esses municípios são: Luís Gomes, Riacho de Santana, Água Nova, Pilões, João Dias, Antônio Martins, Olho D'água do Borges, Serrinha dos Pintos, Doutor Severiano, Equador, Carnaúba dos Dantas, Coronel Ezequiel, São José do Seridó e Paraná, além de Serra Negra do Norte. São 407 carros-pipas que fornecem água nestes municípios contratados pela Caern,  Defesa Civil e Exército Brasileiro.


Nenhum comentário: