sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Sem chuvas nesse primeiro trimestre


A previsão de chuvas para o primeiro trimestre de 2013 não é muito animadora para os agricultores, já que a estimativa é de que as chuvas fiquem na média ou até abaixo da média.

Os meteorologistas do setor norte da região Nordeste concluíram que ainda está muito distante do período chuvoso da região, que fica entre os meses de fevereiro e maio. 

Isso está acontecendo por causa do clima da Terra que tem mudado muito e ficado inconstante, as previsões não têm uma confiabilidade muito grande .

A explicação dos meteorologistas é que 95% das chuvas na região são causadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).  Mas as nuvens estão direcionadas para a região Amazônica. 

Quando a temperatura do oceano Atlântico esfria acima da Linha do Equador e esquenta abaixo, as nuvens são direcionadas para a nossa região e temos um bom período invernoso mas isso não está acontecendo com nosso Nordeste pois continua muito quente acima da linha do equador.

Normalmente começa a chover primeiro no Maranhão e Piauí e depois as nuvens vão descendo mais para o Ceará até chegar ao Rio Grande do Norte, mas isso não está acontecendo.

Nenhum comentário: